Video: Desabamento, avenidas alagadas, congestionamentos e pessoas resgatadas por bombeiros: temporal causa estragos em Salvador

Imóvel localizado na Baixa dos Sapateiros desabou na noite desta terça-feira (26) e terra deslizou no Retiro. Não há registro de feridos.
0

O desabamento parcial de um imóvel localizado na Baixa dos Sapateiros, no Centro de Salvador, provocou a interdição de um trecho da Avenida José Joaquim Seabra e interrompeu o fornecimento de energia elétrica na região, na noite desta terça-feira (26). Não há registro de vítimas.

Informações iniciais apontam que o prédio era comercial e estava vazio no momento do incidente, registrado às 20h10. Escombros ficaram espalhados pela pista e na calçada em frente ao imóvel, no cruzamento com a ladeira da Saúde, bairro boêmio da capital baiana. Eles serão removidos do local e partes soltas serão demolidas, para evitar novos desabamentos, segundo a Defesa Civil (Codesal).

Conforme o órgão, moradores do prédio ao lado precisaram deixar o imóvel e serão abrigados com auxílio da Secretaria Municipal de Promoção Social (Sempre), devido aos riscos de desabamento.

A Superintendência de Trânsito da cidade (Transalvador), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) e outros órgãos também acompanham a situação. Até por volta das 21h30, o local estava isolado.


Idosa ficou presa em casa após deslizamento de terra em Salvador — Foto: Arquivo Pessoal

Já no bairro do Retiro, em outro ponto da cidade, uma idosa ficou presa no quarto da casa onde mora, após um deslizamento de terra interditar parte do imóvel. Ela foi socorrida por bombeiros militares que estiveram no local.

Depois de ser retirada, a idosa recebeu atendimento médico em uma ambulância da corporação. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

📱 NOTÍCIAS: entre na comunidade do 2JN no WhatsApp

LEIA TAMBÉM



  • Compras até o dia 30 concorrem ao sorteio de dezembro da Nota Premiada Bahia

Alagamentos e congestionamentosVideo: Chuva causa engarrafamento na Avenida Tancredo Neves, em Salvador

As chuvas que atingiram Salvador ao longo do dia também provocaram pontos de alagamentos e geraram congestionamentos quilométricos na cidade durante a noite. Motoristas chegaram a ser socorridos por bombeiros militares após ficarem presos dentro de automóveis. Ninguém ficou ferido.

Segundo a Transalvador, pelo menos três pontos da cidade tiveram o fluxo mais afetado pelo temporal. Entre eles, a pista marginal da Avenida Paralela, na altura do Saboeiro, onde condutores precisam desviar por cima da calçada.

O engarrafamento na região passou dos 6 km, conforme detalhes divulgados pelo órgão. Imagens feitas por testemunhas mostram que, por volta das 18h30, o reflexo já havia passado da região do Iguatemi e chegado à Avenida Bonocô.


Ponto de alagamento provocou congestionamento de 6km em Salvador — Foto: Arquivo Pessoal

Imagens feitas por clientes de um shopping localizado no Caminho das Árvores mostram motoristas presos no estacionamento do centro de compras, por causa do trânsito complicado na região. Uma condutora relatou que passou de 1h para sair do local.

Na Avenida Professor Manoel Ribeiro, localizada no bairro do Stiep, o trânsito no sentido Boca do Rio foi desviado para a Avenida Paralela, por causa de outro alagamento. O problema aconteceu na entrada do conjunto Vale dos Rios. O CBM-BA removeu pessoas de pelo menos três carros que estavam presos nessa região, após apresentarem defeitos nos veículos, devido ao grande volume de água.

Motoristas enfrentaram dificuldades também na Avenida General San Martins, com pontos de alagamento. Uma foto do local mostra veículos seguindo pela esquerda, para fugir da água acumulada no lado direito da pista.

A reportagem recebeu denúncias de congestionamentos e de ruas alagadas também nos bairros do Uruguai, Calçada, Ribeira, Pituaçu, Narandiba, Roma, Comércio e Imbuí. Há pontos de retenção também na BR-324, na altura do Acesso Norte.


Ponto de alagamento na Avenida Gereal San Martin — Foto: Noa

Chuva em Salvador

Nas últimas 72h, foram registrados 200 mm de chuva em Salvador. Os bairros mais atingidos pelo temporal foram Saboeiro (200 mm), Cabula (197,2 mm) e Imbuí (195,8 mm). A Defesa Civil (Codesal) emitiu um alerta máximo para o risco de deslizamentos de terra.

Ao longo da noite as sirenes das comunidades de Baixa do Cacau e Voluntários da Pátria, no Lobato, Villa Picasso, no São Caetano, no Calabetão e no Bom Juá foram acionadas, devido ao nível de chuva nas localidades. A orientação é que moradores se dirijam para um local seguro.

A previsão é de que a cidade continue com chuva intensa para além desta terça-feira, quando seria o prazo inicial apontado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em caso de emergência, a Codesal pode ser acionada pelo disque 199. O telefone funciona 24h por dia, com chamada gratuita.


Imóvel desaba e avenida é interditada na Baixa dos Sapateiros, em Salvador — Foto: Arquivo Pessoal

Apelo Urgente do Jornal 2JN – A QUEM POSSA!

O 2JN é um jornal independente para dirimir questões sócio-políticas que abrange o nosso país nesse momento crucial.
Não temos apoios públicos e partidários e por esse motivo as dificuldades financeiras vem tentando nos impedir de continuar.
Como Ajudar? Como Ajudar?

Click em







Siga a coluna no Facebook e no Instagram para não perder nada.

por Redação 2JN – g1ba

Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb


A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil





LEIA TAMBÉM