Ucranianos fogem de algumas áreas sitiadas por ‘corredores humanitários’

0



LVIV, Ucrânia, 8 Mar (Reuters) – Civis ucranianos começaram a deixar duas áreas sitiadas nesta terça-feira depois que a Rússia abriu “corredores humanitários” para eles, mas Kiev disse que forças russas bombardearam uma rota de evacuação da cidade portuária de Mariupol.

Logo depois que os moradores começaram a deixar a cidade de Sumy, no nordeste, e a cidade de Irpin, perto da capital Kiev, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Oleg Nikolenko, relatou bombardeios perto de Mariupol.

“Violado o cessar-fogo! As forças russas estão agora bombardeando o corredor humanitário de (perto) Zaporizhzhia a Mariupol”, escreveu NIkolenko no Twitter.

“8 caminhões + 30 ônibus prontos para entregar ajuda humanitária a Mariupol e evacuar (evacuar) civis para (perto) Zaporizhzhia. A pressão sobre a Rússia DEVE aumentar para que ela cumpra seus compromissos.”

Não houve relatos imediatos de vítimas e Nikolenko não deu outros detalhes. A Rússia não comentou imediatamente as observações de Nikolenko.

Civis estão presos em combates desde que tropas russas invadiram a Ucrânia em 24 de fevereiro, e autoridades dizem que comida, água e outros suprimentos estão acabando em algumas cidades.

Corredores humanitários de Mariupol falharam no sábado e no domingo, com cada lado acusando o outro de continuar atirando.

Mas o Ministério da Defesa da Rússia disse na terça-feira que corredores foram abertos para evacuar pessoas de Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol, e que as forças russas introduziram um “regime silencioso” a partir das 07:00 GMT, informou a agência de notícias Interfax.

“Já começamos a evacuação de civis de Sumy para Poltava (no centro da Ucrânia), incluindo estudantes estrangeiros”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia em um tuíte.



  Hospedagem Web Ilimitada A Partir De 12/Mês

  A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil





Dmytro Zhyvytsky, o governador da região de Sumy, disse em comentários televisionados por volta do meio-dia (1000 GMT) que a evacuação de Sumy continua e que o cessar-fogo temporário foi mantido em grande parte lá.

A primeira onda de veículos que deixou a cidade encontrou cerca de 160 veículos militares russos que vinham em sua direção, mas o incidente terminou pacificamente quando o comboio civil parou para deixar as forças russas passarem, disse ele.

Cerca de 1.000 estudantes estrangeiros já foram evacuados, disse Zhyvytsky, e comboios de 20 a 30 carros particulares estavam partindo em ondas.

Oleksiy Kuleba, governador da região de Kiev, disse que mais de 150 pessoas foram evacuadas de Irpin às 07:30 GMT.

INUNDAÇÃO DE REFUGIADOS

Pessoas que tentavam fugir de Irpin no domingo foram apanhadas em bombardeios russos, disseram testemunhas da Reuters, e um ex-prefeito alertou para uma “catástrofe humanitária” na área.

Autoridades da região de Sumy disseram que 21 civis, incluindo duas crianças, foram mortos em um ataque aéreo russo em uma rua residencial em Sumy na segunda-feira. A Reuters não conseguiu verificar o relatório.

O presidente Volodymyr Zelenskiy disse que uma criança morreu de desidratação em Mariupol.

A morte da criança não pôde ser imediatamente confirmada de forma independente. Moscou chama suas ações na Ucrânia de “operação militar especial” para desarmar seu vizinho e prender líderes que chama de “neo-nazistas”. Ele nega ter como alvo civis.

Cerca de 2 milhões de refugiados já fugiram da Ucrânia para outros países, disse Filippo Grandi, chefe da agência de refugiados das Nações Unidas. consulte Mais informação

 


Crie Sua Loja Virtual Gratuita Em Questão De Minutos por R$ GRATIS

Crie Sua Loja Virtual Gratuita em Plataforma Weebly em Questão de Minutos




por Redação 2JN

Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb

RECOMENDADOS PRA VOCÊ