Turismo comunitário atrai estrangeiros aos Caminhos do Sertão

Nesta semana, o negócio bateu recorde de vendas, com a chegada de 70 turistas italianos, que adquiriram todo o estoque das artesãs, com bolsas, redes, mochilas e jogos de banho e mesa.
0

Localizado entre os municípios de Jeremoabo e Sítio do Quinto, na zona turística Caminhos do Sertão, o assentamento Caritá vem se destacando como rota do turismo comunitário baiano, recebendo visitantes nacionais e estrangeiros, interessados, principalmente, no trabalho de tecelagem da Associação das Mulheres Empreendedoras (Ame). Nesta semana, o negócio bateu recorde de vendas, com a chegada de 70 turistas italianos, que adquiriram todo o estoque das artesãs, com bolsas, redes, mochilas e jogos de banho e mesa, gerando a receita de R$ 11 mil para a comunidade, que reúne 400 pessoas.

Após a visita ao espaço da tecelagem, onde vivenciam o trabalho das mulheres e fazem compras, os turistas participam de atividades recreativas e gastronômicas. O assentamento produz, também, mel, milho, feijão, abóbora e leite.

📱 NOTÍCIAS: entre na comunidade do 2JN no WhatsApp

LEIA TAMBÉM

“Temos uma parceria com a Pastoral Rural da Igreja Católica, o que facilita a vinda dos italianos para cá, desde 2003. No início, eram grupos pequenos, mas eles vêm crescendo, a cada ano que passa. Atualmente, a gente recebe a visita de turistas de todo o Brasil e de países da Europa”, relata a presidente da Ame, Jovelina Santos.

O assentamento Caritá integra a Rede Batuc, entidade baiana premiada internacionalmente, que atua na promoção e estruturação de roteiros comunitários, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

“O nosso segmento tem crescido em diversas zonas turísticas, resultado da parceria com o governo baiano, que incentivou a estruturação do turismo de base comunitária e tem divulgado o nosso trabalho em feiras nacionais e internacionais”, ressalta a turismóloga da Rede Batuc, Aline Bispo.

“Temos apoiado iniciativas comunitárias, com ações de promoção, capacitação, qualificação e de sustentabilidade, além de intervenções estruturantes, para o incremento do turismo feito por pessoas no ambiente em que elas vivem”, explica a assessora técnica da Setur-BA, Taís Viana.

Apelo Urgente do Jornal 2JN – A QUEM POSSA!

O 2JN é um jornal independente para dirimir questões sócio-políticas que abrange o nosso país nesse momento crucial.
Não temos apoios públicos e partidários e por esse motivo as dificuldades financeiras vem tentando nos impedir de continuar.
Como Ajudar? Como Ajudar?

Click em


Crie Sua Loja Virtual Gratuita em Plataforma Weebly em Questão de Minutos




Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

por Redação 2JN

Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb


A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil