A Bahia ganhou sua primeira Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin) nesta terça-feira (21). A unidade policial vai funcionar dentro do Centro Policial de Cidadania e Diversidade (CPCD), para investigar e reprimir crimes de racismo e intolerância religiosa, além de atender questões ligadas à LGBTfobia e violências direcionadas a pessoas idosas.
A sede da Decrin será no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, onde antes funcionava a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
A sanção para o funcionamento foi assinada nesta tarde pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Para o gestor, a nova unidade tem a missão de garantir o direito à denúncia.
“Agora temos mais um instrumento, inicialmente aqui em Salvador, mas nos próximos 10 anos vamos garantir que a intolerância religiosa seja banida do nosso estado. Preparamos nossas forças, tem muita competência nesse serviço”, projetou o político durante a inauguração.
Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin), em Salvador — Foto: Thuane Maria/GOVBA
LEIA TAMBÉM
“Nesse centro, vamos aglutinar diversos serviços para proteção dos grupos vulnerabilizados. Mais uma vez, a Bahia sai na dianteira, reforçando o seu compromisso com a defesa da nossa liberdade de expressão, da liberdade religiosa, onde todas as pessoas possam ter seus direitos devidamente garantidos”, reforçou a delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito.
De acordo com dados da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), somente em 2024 foram registrados 500 casos de racismo e 350 de intolerância religiosa na Bahia. Os números representam um aumento de 11% e 9%, respectivamente, na violência direcionada a pessoas negras ou de religiões de matrizes africanas e não cristãs.
Na primeira quinzena do ano, foram 13 denúncias registradas pelo Disk 100, do Ministério dos Direitos Humanos.
Governador Jerônimo Rodrigues inaugura primeira Decrin da Bahia em Salvador — Foto: Thuane Maria/GOVBA
por Redação 2JN – gov BA
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
O 2 de Julho Noticias é um Jornal Independente, pois não tem apoios Políticos Partidários, de Prefeitura e nem de Comercio, e precisa de seu apoio, caso possa em assinar nosso Livro de Parceiros e Colaboradores.
Sua colaboração é muito importante para nossa continuidade! Chave PIX EMAIL: parceiro@2dejulhonoticias.com.br
LEIA TAMBÉM