Prefeitura e cooperativas promovem coleta seletiva no São João do Pelourinho

De sexta (21) até esta segunda-feira (24), ocorreu esta ação no São João do Pelourinho.
0

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), está com uma ação especial para o São João do Pelourinho. De sexta (21) até esta segunda-feira (24), a central situada no Largo de Tieta conta com ponto de recebimento de material reciclável na região.

📱 NOTÍCIAS: entre na comunidade do 2JN no WhatsApp

Ao todo, são 160 catadores, entre cooperados e autônomos, que contarão com assistência para recolhimento do material. Entre os principais recicláveis que devem ser recolhidos estão latinhas, plásticos e papelão.

Participam da ação as Cooperativas dos Agentes Ambientais da Nova República (Canore); dos Recicladores da Unidade do Ogunjá (Bariri); de Reciclagem União Nazaré (CRUN), Cooperativa Ecológica do Paraguary (Cooperguary), Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (Caec), Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet), Cana Recicla, Cooperativa de Recicladores de Lixo (Cooperlix), Cooperativa dos Catadores de Reciclçagem de Cajazeiras (Coocreja), Cooperativa de Reciclagem e Serviços da Bahia (Cooperes), Cooperbrava, Associação dos Agentes Ambientais – Coleta Cidadã, Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama) e Fórum Lixo&Cidadania Bahia.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o secretário da Secis, Ivan Euler, o investimento para a ação é de R$45 mil.

“Os catadores cooperados coletam o material reciclável, levar aos pontos e no dia seguinte, o montante será levado para prensagem e venda. Além disso, existem catadores avulsos que trabalham nas festas, que podem levar o material coletado e vão receber o recurso por kg de resíduo coletado. É uma parceria importante com as cooperativas, porque muitas vezes o material não é descartado da forma adequada, entupindo os bueiros e rede de drenagem, podendo ser reciclado e voltando para a indústria”, declarou.Através da Limpurb, é oferecido apoio aos trabalhadores através da disponibilização de caminhões-baú, que fará a coleta diária dos resíduos recicláveis coletados, e também de banheiro químico.

“Desde a manhã do domingo (23) até a manhã da terça-feira (25), os caminhões estarão à disposição das cooperativas para elas transportarem o material para seus respectivos galpões. Além disso, disponibilizamos dois banheiros químicos de uso exclusivo dos catadores”, relatou o chefe da Assessoria de Planejamento da Limpurb, Thiago Figueiredo.

O presidente da Cooperativa Bariri, Elias Júnior, reconheceu que a ação visa beneficiar cada vez mais os catadores.

“A gente agradece esse apoio e a ideia é que todos os grandes eventos a gente esteja presente, para poder fazer o descarte do material como apoio aos catadores autônomos. Aqui no Pelourinho a ideia é que a gente consiga fardar os catadores, identificando cada um com crachá, camisa, bota, luva, bem trajados para fazer o trabalho deles, circulando nas praças com segurança e dignidade. A expectativa é coletar até dez toneladas de material até o último dia de festa”, declarou.

Apelo Urgente do Jornal 2JN – A QUEM POSSA!

O 2JN é um jornal independente para dirimir questões sócio-políticas que abrange o nosso país nesse momento crucial.
Não temos apoios públicos e partidários e por esse motivo as dificuldades financeiras vem tentando nos impedir de continuar.
Como Ajudar? Como Ajudar?

Click em


Crie Sua Loja Virtual Gratuita em Plataforma Weebly em Questão de Minutos




Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

por Redação 2JN

Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb


A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil