Polícia Federal assume investigação sobre desabamento na Igreja de São Francisco de Assis

Por se tratar de imóvel tombado pelo Iphan, trabalho será concentrado no órgão federal. Dados apurados pela Polícia Civil da Bahia serão passados para a PF. Ainda não há prazo para inquérito ser concluído.
0




2 de Julho Noticias – A notícia ao seu alcance









A Polícia Federal (PF) anunciou, nesta segunda-feira (10), que assumiu a investigação do trágico desabamento do forro do teto da Igreja de São Francisco de Assis, ocorrida na última quarta-feira (05). O incidente resultou na morte da jovem de 26 anos, Giulia Panchoni Righetto, e deixou cinco pessoas feridas. Anteriormente, a PF dividia as responsabilidades da investigação com a Polícia Civil, que ficou encarregada de ouvir testemunhas do acidente.

O desabamento do forro da icônica igreja, localizada no Pelourinho, causou grande repercussão. Até o momento, não há um prazo definido para a conclusão do inquérito, que deverá apurar as causas do colapso e a responsabilidade pela tragédia.

📱 NOTÍCIAS: entre na comunidade do 2JN no WhatsApp

LEIA TAMBÉM




Em paralelo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) emitiu uma nota lamentando o ocorrido e esclarecendo sua atuação em relação à Igreja de São Francisco. Segundo o Iphan, uma visita técnica estava agendada para o dia seguinte ao desabamento, com o intuito de avaliar uma dilatação no forro do teto, mas sem indicação de situação emergencial. O Instituto ressaltou que não havia recebido comunicações da Defesa Civil Municipal ou de outros órgãos sobre possíveis riscos.

Em março de 2022, o Iphan já havia emitido um auto de infração à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, proprietária da igreja, devido à degradação da edificação causada pela falta de manutenção e conservação. O Iphan reiterou que a responsabilidade pela preservação do patrimônio é do proprietário, mas destacou a disposição em colaborar com as investigações e em adotar medidas necessárias para a preservação e restauração do patrimônio histórico e cultural.






Siga a coluna no Facebook e no Instagram para não perder nada.

por Redação 2JN

Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb

O 2 de Julho Noticias é um Jornal Independente, pois não tem apoios Políticos Partidários, de Prefeitura e nem de Comercio, e precisa de seu apoio, caso possa em assinar nosso Livro de Parceiros e Colaboradores.
Sua colaboração é muito importante para nossa continuidade! Chave PIX EMAIL: parceiro@2dejulhonoticias.com.br







LEIA TAMBÉM