O que se entende por fundamentalismo e terrorismo? Por Leonardo Boff (Video Com Imagens Fortes)
O que se entende por fundamentalismo e terrorismo? Temos assistido no dia 7 de outubro um ato terrorista contra Israel, perpetrado pelo Hamas da Faixa de Gaza. A retaliação pelo estado sionista de Israel, sob B.Netanyahu, foi tão desproporcional que,segundo a própria ONU, representa um verdadeiro genocídio.Criou-se um Estado terrorista. Grassa pelo mundo afora uma onda de fundamentalismo, associado ao terrorismo. Que é o fundamentalismo?
O fundamentalismo não é uma doutrina mas uma maneira excludente de ver a doutrina. O fundamentalista está absolutamente convicto de que sua doutrina é a única verdadeira e todas as demais, falsas. Por isso elas não têm direito, podem e devem ser combatidas. Quando alguém se considera portador de uma verdade absoluta não pode tolerar outra verdade e seu destino é a intolerância que degenera em desprezo do outro, agressividade e eventualmente guerra. É o que ocorre com parte do judaísmo que se chama sionismo.Este diz que a terra da Palestina foi por Deus entregue aos judeus e este têm o direito de um estado exclusivamente de judeus.
Em função disso,ocupam terras da Cisjordânia,expulsam seus habitantes não judeus, tomando-lhes as casas. O sonho do sionismo é criar um estado judeu do tamanho do tempo do rei Davi. Uma parte dos dos palestinos e árabes da região acham ter um direito ancestral e recusam reconhecer Israel como estado.
LEIA TAMBÉM
Declaram o propósito de recuperar suas terras e para isso se armam e praticam atos de terror.
A singularidade do terrorismo consiste na ocupação das mentes. Nas guerras precisa-se ocupar o espaço físico para efetivamente se impor. Assim foi no Afeganistão e no Iraque e agora na Faixa de Gaza. No terror basta ocupar as mentes com ameaças que produzem medo na população e no governo. Os norte-americanos ocuparam fisicamente o Afeganistão dos talibãs e o Iraque de Saddam Hussein. Mas a Al-Qaeda ocupou psicologicamente as mentes dos norte-americanos.
Tememos que, após a violência genocida de Israel na Faixa de Gaza ceifando tantas vítimas inocentes, ocorram pelo mundo afora atos de terror contra os judeus ou mesmo irrompa um anti-semitismo. Veja Videos (Imagens Fortes).
Israel bombardeia civis deslocados e fere ambulâncias na entrada do hospital de Shefa, que se dirige para a passagem de fronteira de Rafah com o Egito na madrugada desta sexta (03/11). (Imagens Fortes Captada do Palestina Hoy)
Israel bombardea a los civiles desplazados y a ambulancias de heridos en la entrada del hospital de Shefa, que se dirigía al paso fronterizo de Rafah con Egipto. pic.twitter.com/AOArWw3qLj
— Palestina Hoy (@HoyPalestina) November 3, 2023
Crie Sua Loja Virtual Gratuita em Plataforma Weebly em Questão de Minutos
por Redação 2JN
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil