Nível de rio sobe e alaga ruas de cidade no oeste da BA; veja prejuízos na região e outras cidades do estado

Condições climáticas na Bahia tem causado alagamentos. Em municípios do extremo sul da Bahia, há pessoas desalojadas.
0



O nível do Rio Grande subiu e alagou diversas ruas da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, entre segunda (28) e a madrugada desta terça-feira (29). Pela manhã, os moradores ainda encontraram estragos causados pela água na cidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas 24 horas, choveu cerca de 104,4mm. Em outros municípios da mesma região como Riachão das Neves e Barra também houve registro de ruas alagadas em decorrência das fortes chuvas.

Em Ibotirama, por exemplo, a força da água derrubau árvores. Além disso, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil da região foi acionada para resgatar cerca de 50 pessoas nos bairros do Vale do Amanhecer e Calumbi.

Além do oeste, municípios de outras regiões da Bahia foram afetados pela chuva devido à alagamentos e algumas famílias precisaram sair de casa. Veja abaixo.

Sul e Extremo sul

Cerca de quatro mil pessoas estão desalojadas após fortes chuvas no extremo sul da BA

Em Prado, 3.700 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Por causa das fortes chuvas, uma casa desabou e outras duas ficaram completamente destruídas.

No município de Itamaraju, as famílias ribeirinhas foram orientadas a sair de suas casas. Diversas ruas registraram alagamentos, além de muitas pessoas que ficaram desalojadas e perderam móveis, roupas e alimentos.

Cerca de 155 pessoas estão abrigadas na Escola Municipal José Anchieta, no bairro de Várzea alegre. Segundo a defesa civil do município, o nível do rio que banha a cidade chegou a atingir cinco metros.

Famílias ficam em abrigos após fortes chuvas em Ibicaraí

 



  Hospedagem Web Ilimitada A Partir De 12/Mês

  A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil





No município, a comunidade São Paulinho segue isolada por conta de diversos problemas nas estradas. Na BA-284, que liga as cidades de Itamaraju a Jucuruçu, houve rompimento do asfalto. Segundo a Secretaria de Manutenção do estado, algumas equipes estão no local e aguardam a melhoria das condições climáticas.

“Estamos monitorando o Rio há algumas dias. O rio baixou 19 centímetro de segunda pra terça, apesar disso, segue acima de 4 metros de profundidade”, disse Vinicius Borges coordenador da defesa civil do município.

A situação é de alerta no município, a Defesa Civil realiza vistorias técnicas em localidades atingidas.

Estradas ficaram destruídas após fortes chuvas no extremo sul da Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia

Outras regiões do extremo sul estão sendo afetadas pela frente fria. Em Prado, além dos desalojados, ao menos cinco comunidades estão isoladas porque pontes que ligavam a Comuruxatiba, na BA-001, ficaram bloqueadas.

O centro olímpico do município foi disponibilizado para abrigar famílias de bairros que sofreram com alagamentos. Segundo a prefeitura do município, o nível da água baixou em alguns pontos da cidade.

Cerca de 3,800 pessoas ficaram desabrigadas na cidade de Prado, no Sul da Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia

As prefeituras das cidades organizaram comitês de emergência para recuperar as estradas comprometidas pelas enxurradas.

Na cidade de Ibicaraí, cerca de 70 famílias ficaram desabrigadas. Nesta terça-feira, apesar da previsão de chuvas isoladas, alguns moradores retornam aos poucos. A Defesa Civil do município faz um trabalho de prevenção ao retirar os moradores de suas casas.

Reservatório de Sobradinho

Chesf anuncia aumento na vazão do reservatório de Sobradinho

Apesar dos estragos causados pela chuva, o volume de água foi positivo para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, no norte da Bahia. Isso porque houve aumento na vazão do Reservatório de Sobradinho, hoje, a vazão é de 1,600m³ por segundo, a expectativa é de que até sexta-feira sejam 2000m³ de água por segundo.


Apelo Urgente do Jornal 2JN – A QUEM POSSA!

O 2JN é um jornal independente para dirimir questões sócio-políticas que abrange o nosso país nesse momento crucial.
Não temos apoios públicos e partidários e por esse motivo as dificuldades financeiras vem tentando nos impedir de continuar.
Como Ajudar? Como Ajudar? 

Click em 



Crie Sua Loja Virtual Gratuita Em Questão De Minutos por R$ GRATIS

Crie Sua Loja Virtual Gratuita em Plataforma Weebly em Questão de Minutos







por Redação 2JN – g1 ba

Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb

RECOMENDADOS PRA VOCÊ