O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador (Sindmetro) anunciou que encerrou a greve dos motoristas da Avanço Transportes após assembleia realizada nesta quinta-feira (23).
📱 NOTÍCIAS: entre na comunidade do 2JN no WhatsApp
Com isso, os motoristas da empresa de transporte coletivo, que trabalham em seis cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), voltam a ofertar os serviços na sexta-feira (24). A greve, que durou uma semana, prejudicou 120 mil passageiros.
Conforme a entidade, a Avanço Transportes ofereceu um reajuste de 4,5% na recomposição salarial. Os profissionais alegavam que a greve foi decretada após descumprimento de convenção coletiva por parte da empresa.
Greve dos motoristas da Avanço Transportes foi encerrada após assembleia realizada nesta quinta-feira (23). — Foto: Reprodução/TV Bahia
A empresa também se comprometeu em adquirir 12 ônibus e colocar, de imediato, novos veículos na linha Santo Amaro e Candeias, além de climatizados na linha Estação Mussurunga X Camaçari.
As outras empresas que compõem o sistema metropolitano não paralisaram as atividades. Outras cinco linhas da Avanço, que saem de Lauro de Freitas e que têm bairros de Salvador como destinos, também operaram normalmente durante o período.
LEIA TAMBÉM
- Camaçari x Terminal Mussurunga;
- Camaçari x Simões Filho;
- Camaçari x Santo Amaro;
- Camaçari x Terminal Águas Claras;
- Camaçari x São Francisco do Conde;
- Candeias x Terminal Águas Claras;
- Candeias x Outlet Premium;
- Candeias x Simões Filho;
- Candeias x São Francisco do Conde;
- Madre de Deus – Candeias / Lauro de Freitas – via Simões Filho;
- Madre de Deus x Terminal Águas Claras.
Veja abaixo as linhas da Avanço que operaram normalmente durante o período:
- Vida Nova x Campo Grande;
- Vida Nova x Boca da Mata;
- Jambeiro x Estação Mussurunga;
- Areia Branca x Terminal Águas Claras;
- Hospital Metropolitano x Estação Aeroporto.
Impasse entre motoristas e empresa
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos, todas as empresas do sistema já tinham feito os reajustes de 4,75% no salário, 5% no tíquete e 5% na cesta básica. A Avanço Transporte, no entanto, só teria concedido o benefício aos trabalhadores que operam nas linhas de Lauro de Freitas.
Conforme o sindicato, os motoristas que trabalham em ônibus que percorrem Camaçari, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Santo Amaro e Madre de Deus, ainda não tinham tido os salários reajustados.
Antes do acordo, a categoria afirmou que a empresa tinha alegado dificuldade financeira. Por esse motivo, decidiu devolver parte das linhas para à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), em abril deste ano.
Apelo Urgente do Jornal 2JN – A QUEM POSSA!
O 2JN é um jornal independente para dirimir questões sócio-políticas que abrange o nosso país nesse momento crucial.
Não temos apoios públicos e partidários e por esse motivo as dificuldades financeiras vem tentando nos impedir de continuar.
Como Ajudar? Como Ajudar?
Click em
Crie Sua Loja Virtual Gratuita em Plataforma Weebly em Questão de Minutos
por Redação 2JN
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil