A juíza da 171º Zona Eleitoral de Camaçari, Fernanda Karina Vasconcellos de Símaro, negou o pedido de cassação da diplomação dos vereadores eleitos pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) enviado pelo vereador Jorge Curvelo (União). Em decisão divulgada nesta segunda-feira (9), a magistrada indeferiu a liminar diante da “insuficiência de elementos probatórios robustos”.
Conforme a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), o PSB teria fraudado as cotas de gênero e praticado abuso de poder econômico durante o período eleitoral. Além da cassação da diplomação dos eleitos, Curvelo ainda solicitou a suspensão dos votos obtidos pelo partido. No documento, todos os políticos que se candidataram à vereança em 2024 pelo PSB foram citados como investigados.
A juíza argumentou que a intervenção em resultados eleitorais “deve ser realizada com extrema cautela, a fim de preservar a segurança jurídica e a legitimidade do pleito”, determinou a retirada do sigilo dos processos e solicitou a apresentação da defesa dos investigados.
LEIA TAMBÉM
Em nota publicada na quinta-feira (5), o diretório municipal da legenda disse que o vereador questionou a legitimidade da candidatura da Professora Mariene, e exigiu retratação e reparação moral à candidata. A política obteve seis votos nas eleições deste ano e teve um tempo de campanha reduzido (com cerca de 15 dias), devido ao atraso na emissão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), como defendeu o partido em comunicado.
por Redação 2JN – TRE/Camaçari
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil
LEIA TAMBÉM