Justiça concede certidão multiparental e contador de 72 anos consegue realizar sonho de ter sobrenome da mãe adotiva

José Arnaldo perdeu a mãe biológica aos três anos e foi criado pela tia, na cidade de Itabuna. Em novo documento, ele manteve sobrenome da mão biológica e acrescentou o da de criação.
1

Uma decisão inédita na Bahia concedeu ao contador José Arnaldo dos Santos, de 72 anos, uma nova certidão de nascimento com o nome de suas duas mães – a certidão multiparental. Com a decisão, o idoso realizou o sonho de ter o sobrenome “Prudente” em seus documentos.

“Todo mundo dizia que eu já era Prudente de sangue, mas não havia documento que comprovasse isso. Eu queria ter o papel com o sobrenome”, contou.

Brasão da família Prudente — Foto: Reprodução TV Santa Cruz

O contador considera ter tido duas mães: a biológica, que morreu quando ele era criaça, e a irmã dela, que o criou. Aos 17 anos, dona Neuza Prudente descobriu que a irmã havia morrido durante o parto de um outro sobrinho e que José Arnaldo, na época com três anos, seria doado, pois a família não tinha condições de criá-lo.

Arnaldo e duas irmãs — Foto: Reprodução TV São Francisco

Mesmo sendo muito nova, ela se mudou de Sergipe, onde vivia, para o interior da Bahia, com o objetivo de criar o menino. Um tempo depois, dona Neuza se casou e José Arnaldo foi promovido à irmão mais velho de outras quatro crianças.



  Hospedagem Web Ilimitada A Partir De 12/Mês

  A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil


“A história de Arnaldo é uma história de pertencimento. Existe uma relação de sangue, mas acho que o afeto é ainda mais forte. A minha história acontece dentro da história dele, dentro da decisão da minha mãe sair de Sergipe e escolher esse filho”, contou a irmã, Maria Rita Prudente.

Multiparentadlidade

Mova certidão de nascimento do contador, emitida há poucos dias — Foto: Reprodução TV Santa Cruz

A multiparentalidade parte do princípio de que não existe apenas a organização tradicional da família – aquela composta por mãe, pai e filhos. Através dela, é possível registrar uma criança com duas mães ou dois pais, por exemplo.

No caso de José Arnaldo, o processo começou há cerca de dois anos e a autorização para a emissão da segunda via da certidão de nascimento foi concedida no final de 2022.

Nesta semana, ele recebeu o documento e agora pode assinar como José Arnaldo Prudente dos Santos. Mesmo com o trabalho que é refazer todos os documentos, o contador irá enfrentá-lo para ter o sobrenome do coração em todos eles.



Crie Sua Loja Virtual Gratuita Em Questão De Minutos por R$ GRATIS Crie Sua Loja Virtual Gratuita em Plataforma Weebly em Questão de Minutos





Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

por Redação 2JN – tv santa cruz

Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb

RECOMENDADOS PRA VOCÊ