Durante reunião realizada nesta segunda-feira (3) em Pequim, na China com a participação do governador Jerônimo Rodrigues (PT), a Sinoma Blade, maior fabricante de hélices usadas para produzir energia eólica do mundo, confirmou a intenção de instalar uma fábrica em Camaçari. O projeto, oficializado na presença do petista e do diretor-geral da empresa, Li Xinhua, já foi objeto de um protocolo assinado em Salvador, no mês passado.
Ainda durante a reunião, a fábrica se comprometeu a ter 90% do quadro de funcionários formado por baianos, e o governador garantiu o apoio do governo do estado para a instalação.
“Essa é uma boa notícia que levamos para a Bahia, uma fábrica fruto do investimento chinês vai gerar empregos, renda e desenvolvimento, dinamizando ainda mais a economia de nosso estado, que vem se destacando na geração de energia limpa”, disse o governador.
Diante do interesse no potencial energético da Bahia, a comitiva baiana esteve na sede da Goldwind, fabricante de aerogeradores e componentes de torres, que também administra parques eólicos. A empresa tem 40 torres em instalação na cidade de Terra Nova, e um projeto de implantar uma fábrica de aerogeradores na Bahia.
“Queremos colocar a Bahia no merecido lugar de destaque de maior produtor de energia limpa do Brasil e aproveitar esse movimento para criar parcerias, por exemplo, na área de Educação, usando nossas escolas de ensino profissionalizante em parceria com essas empresas para capacitarem jovens para trabalhar nessa cadeia produtiva”, ressaltou o governador.
Também participaram das reuniões os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida; e de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro; além do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento, da SDE, Paulo Guimarães. Nesta terça-feira (4), a comitiva baiana permanecerá em Pequim, onde terá reuniões com empresas da área de Infraestrutura.
por Redação 2JN – metro
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
RECOMENDADOS PRA VOCÊ