O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reunirá, no final da tarde desta quarta-feira, 28, em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o ministro da Casa Civil, Rui Costa; e a vice-presidente global da fabricante de carros elétricos BYD, Stella Li. Na pauta do encontro, estão os detalhes finais da negociação para a instalação de uma nova fábrica na Bahia, assumindo o espólio da Ford no Polo Industrial de Camaçari.
A reunião, marcada para as 17h30, tem como objetivo ajustar os últimos ponteiros antes do anúncio oficial do acerto. A intenção do governador e de Stella Li, representante máxima da BYD na América Latina, é anunciar oficialmente a instalação da fábrica na próxima terça-feira, 4 de julho.
O acordo entre o governo da Bahia e a BYD está praticamente ajustado. As negociações se arrastavam desde 2022, ainda quando Rui governava o estado, mas só chegaram a um encaminhamento no primeiro semestre deste ano, com as viagens de Jerônimo e de Lula à China.
Nos bastidores do governo da Bahia, a avaliação é que a maior sinalização dada por Jerônimo em relação ao acordo com os chineses é o carro elétrico da BYD, com a cor vermelha — a mesma do PT — e placa “BYD1B34”, que tem sido utilizado por ele nas pautas oficiais da gestão estadual, desde que ele retornou da China.
Crie Sua Loja Virtual Gratuita em Plataforma Weebly em Questão de Minutos
por Redação 2JN – atarde
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
RECOMENDADOS PRA VOCÊ