Governo da Bahia diz que EUA preparam nova ajuda humanitária no valor de U$ 40 mil para vítimas das enchentes no estado
O governo da Bahia anunciou na noite desta quinta-feira (13) que os Estados Unidos preparam uma nova ajuda humanitária no valor de U$ 40 mil para as vítimas das enchentes que atingiram o estado, principalmente as região sul e extremo sul.
O governador do estado, Rui Costa, se reuniu por videoconferência, na tarde desta quinta, com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff, e o representante da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), além de membros da Cáritas Brasileira e da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).
O assunto tratado foi a ajuda humanitária no valor de R$ 750 mil que o país norte-americano vai enviar para as cidades baianas. As instituições religiosas trabalham como intermediárias e entregam as doações nos municípios de Itambé, Itapetinga, Cândido Sales, Dário Meira, Ubaíra e Vitória da Conquista.
A ajuda imediata vem do Departamento de Estado e da USAID, em materiais de limpeza e outros itens, e soma esse valor de R$ 750 mil. O outro aporte, de U$ 40 mil, está em fase de ajustes para a liberação.
O governador afirmou que a Bahia analisa parcerias com os Estados Unidos nas áreas de Educação e Saúde, assuntos tratados anteriormente com a consulesa Jacqueline Ward.
Chuva na Bahia
Aumentou para 175 o número cidades baianas em estado de emergência após as chuvas, conforme os últimos dados divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), na quarta-feira (12). O número de pessoas atingidas é de 856.917.
Ao todo, são 27.210 desabrigados, 59.637 desalojados, dois desaparecidos e 523 feridos. Os números correspondem as ocorrências registradas em 191 municípios afetados.
Além disso, 26 pessoas morreram em decorrência das chuvas no estado.
por g1Ba
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
Leia Também