O anúncio da demissão de rodoviários e o encerramento de linhas de ônibus de transporte metropolitano nas empresas Avanço e Costa Verde preocupam trabalhadores e usuários do serviço. Cerca de 1,5 milhão de pessoas devem ser afetadas, além dos 1.520 rodoviários que já cumprem aviso prévio.
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Os números citados são do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador, Alagoinhas e Paulo Afonso (Sindmetro-BA).
De acordo com Mário Cléber, presidente do Sindmetro-BA, os custos da operação não têm valido a pena para as empresas por conta do prejuízo decorrente da integração com o metrô, o corte de linhas e o transporte clandestino.
Em nota, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) informou que o prazo inicial de entrega das linhas da empresa Avanço foi suspenso em decorrência das negociações. As tratativas com as duas empresas seguem acontecendo.
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A entidade que representa os rodoviários defende a realização de licitações para o transporte público, o que poderia garantir distribuição mais justa e equilibrada das linhas entre as empresas, além de oferecer segurança aos trabalhadores.
“Já ficamos alegres em saber que a empresa vai pagar o passivo trabalhista. Mas é uma tristeza, por outro lado, porque são muitos desempregados. Algumas empresas estão sinalizando que querem contratar alguns dos demitidos, mas ainda é um número muito pequeno em comparação com o de demitidos”, contou o presidente do Sindmetro-BA.
As negociações entre a Agerba e as empresas Avanço e Costa Verde seguem acontecendo. Sobre os detalhes do processo, a Agerba não respondeu às tentativas de contato da reportagem até o fechamento desta edição.
A recepcionista Rosana Oliveira, que mora em Salvador e trabalha em Lauro de Freitas, é uma das passageiras afetadas pelo encerramento das atividades das empresas.
“Fico preocupada com essa incerteza do que vai acontecer. Principalmente na volta pra casa. Não sei se vai ter ônibus, o horário, o roteiro dele. Correndo o risco de chegar ainda mais tarde em casa”, disse. Rosana utiliza diariamente esses ônibus para se deslocar até o trabalho e para retornar para casa.
Veja abaixo as linhas da Avanço Transportes que, conforme o anúncio, estão previstas para deixar de operar:
- A800 – Camaçari x Águas Claras (via BA-093)
- A0812 – Camaçari x Simões Filho
- A0813 – Candeias x Simões Filho
- A814A – Camaçari x Águas Claras (via Parafuso)
- A0834 – Madre de Deus/Candeias x Lauro de Freitas
- A0835 – Distrito de Passé (Candeias) x Calçada
- A0903A – Candeias x Outlet Premium (via Simões Filho)
- 874A – Simões Filho x Lauro de Freitas
- 811.URB – Candeias x São Francisco do Conde
Fim de linhas Lauro de Freitas – Salvador
Também em reunião com o Sindimetro, na sexta, a empresa Costa Verde anunciou que não prestará mais os serviços com linhas que atendem Lauro de Freitas e Salvador após 26 anos de operação a partir do dia 2 de maio.
Veja abaixo as linhas da empresa Costa Verde que, conforme o anúncio, estão previstas para deixar de operar:
- 846 – Lauro de Freitas – Lapa (via Avenida Centenário)
- 860 – Portão – Terminal Pituaçu (via Avenida Pinto de Aguiar)
- 841 – Vilas do Atlântico – Campo Grande (via orla)
Justificativas das empresas
Para tomar a decisão pela suspensão das linhas as empresas alegam:
- dificuldade financeira
- concorrência com o transporte clandestino
- alto custo com pedágio e peças para manutenção de veículos
- falta de licitação do transporte metropolitano
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