Com turbante dos Filhos de Gandhy; Lula participa do desfile cívico do 2 de Julho na Bahia

Esse é o terceiro ano consecutivo em que o presidente participa da celebração em Salvador, que marca a Independência do Brasil no estado.
0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do desfile cívico do Dois de Julho, em Salvador, nesta terça-feira (2). Esse é o terceiro ano consecutivo que o presidente participa da celebração, que marca a Independência do Brasil na Bahia, ocorrida há 201 anos.

📱 NOTÍCIAS: entre na comunidade do 2JN no WhatsApp

Acompanhado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, da primeira dama, Janja Lula da Silva, da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e de outros ministros, o presidente saiu do Convento da Soledade, em direção ao bairro do Barbalho.

O trajeto é de pouco mais de 1 km e foi feito de carro. Os políticos ficaram nas carrocerias de pelo menos três caminhonetes.


Lula participa do desfile cívico do 2 de Julho — Foto: Matheus Landim/GOVBA

Durante o percurso, o presidente, o governador e os ministros das Cidades e dos Transportes, Jader Filho e Renan Filho, também usaram turbantes dos Filhos de Gandhy, afoxé baiano formado por homens e que tradicionalmente participa do ato cívico.

Uma multidão acompanhou o presidente, o governador e os ministros a pé pelas ruas da Lapinha e do Barbalho. Nas sacadas das casas e janelas de apartamentos, diversas pessoas também acompanharam a comitiva.

LEIA TAMBÉM

Esse foi o segundo dia de Lula na Bahia. Após compromisso público, ele seguiu para a cidade do Recife, em Pernambuco, onde também cumpre agenda nesta terça-feira.

Video: Presidente Lula participa de festa da Independência do Brasil na Bahia

Dois de Julho nos livros de história
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, revelou que pediu ao Ministério da Educação (MEC) que a Independência do Brasil na Bahia seja contada nos livros de história nacionais. A resposta ainda não foi dada.

“Nossas equipes produzirão o material suficiente para que o MEC possa avaliar e a gente possa contar ao Brasil e o mundo a história da Independência do Brasil passando pela referência da luta dos baianos”, disse Jerônimo, sem ressaltar como esse processo seria feito.

O governador detalhou que o ofício com a solicitação foi entregue ao ministro da pasta, Camilo Santana, no dia 25 de junho, data em que Cachoeira vira capital baiana por um dia, ato simbólico que acontece desde 2007 e dá início às celebrações do 2 de julho.

A gestão estadual espera garantir que ao menos os livros produzidos para a rede pública na Bahia tenham o conteúdo.


Pessoas carregam flores para o monumento em homenagem aos heróis da Independência, em Salvador — Foto: Malu Vieira/g1 BA

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, também esteve no evento. Para ele, a data está fortemente associada a democracia do país e, por isso, precisa ser reconhecida.

“Mais um ano para celebrar essa data, que sem sombras de dúvidas é a mais importante da nossa história. Dia de reconhecer a importância dessa do Dois de Julho para que hoje pudéssemos ter a democracia, a soberania do povo brasileiro”, disse.

Video: Representantes políticos acompanham desfile nos festejos do 2 de Julho na Bahia

Lula na Bahia
O presidente chegou na Bahia na segunda-feira (1°), para a entrega da duplicação do lote 6 da BR-116, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. A obra foi feita entre a cidade e o município de Santa Bárbara.

Ainda em Feira de Santana, junto com os ministros de Transportes, Renan Filho, e de Cidades, Jáder Filho, o presidente anunciou novas obras no estado.

Foram anunciadas ordens de serviço para:

  • Duplicação do lote 5 da BR-116, entre Serrinha e Santa Bárbara;
  • Pavimentação da BR-030, nos trechos em Maraú e entre as cidades de Cocos, na Bahia, e Manbaí, em Goiás;
  • Trechos remanescentes da ferrovia integração oeste-leste FIOL 2, entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério, no oeste da Bahia.

Também foram assinadas aberturas de licitações para:

  • Duplicação do Contorno Leste de Feira de Santana;
  • Duplicação da BR-10, entre trechos remanescentes entre divisa Bahia-Sergipe e Entre Rios.
  • Durante a tarde de segunda-feira, o presidente seguiu para Salvador, onde participou de uma coletiva de imprensa no estacionamento da Arena Fonte Nova. No local, foram anunciados investimentos de R$ 3 bilhões na Bahia nas áreas de energia, habitação, educação, saúde e cultura.


Lula anuncia investimentos do novo PAC na Bahia — Foto: Redes sociais

Apelo Urgente do Jornal 2JN – A QUEM POSSA!

O 2JN é um jornal independente para dirimir questões sócio-políticas que abrange o nosso país nesse momento crucial.
Não temos apoios públicos e partidários e por esse motivo as dificuldades financeiras vem tentando nos impedir de continuar.
Como Ajudar? Como Ajudar?

Click em


Crie Sua Loja Virtual Gratuita em Plataforma Weebly em Questão de Minutos




Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

por Redação 2JN – g1ba

Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb


A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil