A suspensão da ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), aprovada pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (7), será analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em sessão virtual extraordinária convocada pelo ministro Cristiano Zanin.
📱 SIGA PRA MAIS NOTÍCIAS: entre na comunidade do 2JN no WhatsApp
Marcada a pedido do relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes, a sessão começa às 11h desta sexta-feira (9) e termina às 11h da terça-feira (13). O ofício comunicando a aprovação da suspensão da ação contra Ramagem foi enviado pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), nesta quinta-feira (8).
LEIA TAMBÉM
Entenda a situação
A base política do ex-presidente Jair Bolsonaro defende a tese de que a suspensão da ação penal alcança os outros sete réus envolvidos no mesmo processo pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, incluindo Bolsonaro.
A possibilidade de suspensão de processos contra parlamentares está prevista no Artigo 53 da Constituição. Em abril, Zanin pontuou que, apesar da permissão constitucional, ela vale apenas para dois crimes pelos quais Ramagem é acusado: deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União. Em relação aos outros três delitos (organização criminosa armada, golpe de estado e tentativa de abolição violenta do estado democrático) isso não seria possível.
Saiba mais sobre a manobra executada na Câmara dos Deputados para tentar livrar Jair Bolsonaro de uma possível prisão, utilizando o caso de Ramagem.
por Redação 2JN – revista forum
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
LEIA TAMBÉM