Após meses de negociação, União Brasil e Progressistas firmaram nesta quarta-feira (23) acordo para formar uma federação. O anúncio será feito na próxima terça-feira, às 15h, em Brasília.
📱 SIGA PRA MAIS NOTÍCIAS: entre na comunidade do 2JN no WhatsApp
As duas legendas passarão a se declarar União Progressista, uma combinação no campo da centro direita que tem impacto no tabuleiro eleitoral de 2026.
LEIA TAMBÉM
Pela lei, o modelo de federação impõe aos partidos um tipo de parceria que deve durar no mínimo quatro anos. Isso é diferente de coligação, quando a combinação se dá apenas durante as eleições.
Integrantes da cúpula dos dois partidos, nesta noite, que não há compromisso com nenhum nome pré-lançado para disputar o Palácio do Planalto. A definição ficará para o ano que vem, e a opção será por quem demonstrar uma vitória mais viável.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), tem sinal verde para seguir com sua pré-campanha. Do lado do PP, o nome até o momento é o da senadora Tereza Cristina.
Políticos das duas legendas poderão seguir com suas apostas, mas sem obrigar apoio antecipado do partido.
Outra notícia forte que vem de Brasília aponta que “o PSD está mais unido do que nunca com a futura federação”. UB, PP, PSD e mais dois partidos gigantes com certeza caminharam juntos em 2026.
por Redação CNNBr
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
LEIA TAMBÉM