

TRAGÉDIA ANUNCIADA: Foto feita há dois dias mostra rachaduras no teto da Igreja de São Francisco
O presidente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (Iphan), Leandro Grass, afirmou que a igreja cujo teto desabou em Salvador nesta quarta-feira (5) pediu na segunda (3) uma vistoria ao órgão. A visita dos técnicos, segundo Grass, estava agendada para esta quinta (6).
Ainda de acordo com o presidente do Iphan, a solicitação da igreja foi feita pelo protocolo normal do Iphan. Segundo ele, esse não é o caminho para o caso de uma urgência.
Uma turista de São Paulo morreu com o desabamento do teto e outras cinco pessoas ficaram feridas. A Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “igreja de ouro”, é um dos principais pontos turísticos do bairro histórico do Pelourinho, na capital baiana.
📱 NOTÍCIAS: entre na comunidade do 2JN no WhatsApp
“Ele [o frei responsável pela igreja] protocolou na segunda-feira, às 15h48, pelo protocolo padrão. Ou seja, não se fosse, se ele tivesse de fato uma urgência, certamente teria ligado para o superintendente que tem o telefone dele. Mas ele protocolou isso 15h48 pedindo uma vistoria do Iphan. A vistoria estava agendada para amanhã [quinta-feira] às 14h30”, informou Grass.
‘Dilatação no forro’
No pedido de vistoria, segundo o relato de Grass, o frei apontava “uma dilatação do forro” da igreja.
“Na verdade, não é uma alerta. Ele detectou que o forro teve uma dilatação, pediu uma vistoria do Iphan. Como o de praxe, sempre que é solicitado, a gente marca a vistoria. Às vezes um dia, dois”, continuou o presidente do Iphan.
Segundo Grass, se a igreja tivesse encontrado um risco urgente, a solução seria ligar para a Defesa Civil.
“Se ele comunicou a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, eu não sei dizer. Se, de fato, ele verificou alguma emergência. Se tivesse algum risco de estrutura, ele deveria que comunicar esses órgãos”, concluiu Grass.
Quem é responsável pela estrutura?
Em nota, o Iphan disse que a responsabilidade pela estrutura é da Ordem Primeira de São Francisco. Por se tratar de um patrimônio histórico, o Iphan faz restaurações e dá auxílio técnico.
“O imóvel é de propriedade da Ordem Primeira de São Francisco, responsável direta pela gestão e manutenção da edificação. O Iphan, enquanto órgão de proteção do patrimônio cultural brasileiro, tem atuado na preservação do bem, com ações como o restauro dos painéis de azulejaria portuguesa, concluído em maio de 2023, e a elaboração do projeto de restauração do edifício, atualmente em andamento”, diz trecho da nota.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/P/RLtlU9TwCBhmYChBzNwQ/igreja-ouro.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/P/RLtlU9TwCBhmYChBzNwQ/igreja-ouro.jpg)
Como era e como ficou
LEIA TAMBÉM
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/Q/BmfNMcT6iR9eknV0Addw/whatsapp-image-2025-02-05-at-18.10.45.jpeg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/Q/BmfNMcT6iR9eknV0Addw/whatsapp-image-2025-02-05-at-18.10.45.jpeg)
Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, morreu em Salvador — Foto: Redes sociaisO acidente ocorreu por volta das 14h30, no templo da Ordem Primeira de São Francisco, que fica no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho. Imagens feitas por testemunhas mostram os estragos logo após o desabamento. O espaço onde os fiéis ficavam durante as missas foi coberto por destroços, principalmente a madeira que cobria o telhado
O registro, que foi enviado pra reportagem na noite desta quarta-feira (05/02), mostra pelo menos duas rachaduras grandes na estrutura. Além disso, comerciantes e guias turísticos afirmaram que a igreja já tinha apresentado outros problemas e um pedaço de material do teto chegou a cair recentemente.
O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Hermano Queiroz, afirmou que o equipamento passou por uma restauração no valor de R$ 4 milhões em 2023. O investimento foi destinado à recuperação da solejaria do convento.
Também havia um projeto de restauro pronto no valor de R$ 1,2 milhão, mas o recurso não teria sido liberado ainda pelo Ministério da Cultura, que é comandado pela cantora baiana Margareth Menezes. As obras não foram iniciadas porque dependem do Executivo.
Teto de igreja histórica de Salvador está desgastado — Foto: Itana Alencar/g1
A Polícia Federal atua na perícia do local e investiga as circunstâncias, além de eventuais responsáveis pela tragédia. Além da morte de Giulia, cinco pessoas ficaram feridas.
Complexo da Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia
por Redação 2JN
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
O 2 de Julho Noticias é um Jornal Independente, pois não tem apoios Políticos Partidários, de Prefeitura e nem de Comercio, e precisa de seu apoio, caso possa em assinar nosso Livro de Parceiros e Colaboradores.
Sua colaboração é muito importante para nossa continuidade! Chave PIX EMAIL: parceiro@2dejulhonoticias.com.br
LEIA TAMBÉM