A Secretaria de Serviços Públicos e Ordem Pública de Santo Amaro, no recôncavo baiano, derrubou uma árvore sagrada para o povo de santo, em meio à demolição de uma barraca de acarajé. O caso ocorreu nesta quarta-feira (22), e foi denunciado à Polícia Civil como intolerância religiosa.
A barraca pertencia ao Terreiro Ilê Axé Omorodé Loni Omorodé Oluayé. Já a árvore estava consagrada a um orixá há 26 anos.
A situação revoltou membros de religiões de matrizes africanas em Santo Amaro. A cidade é reconhecida nacionalmente pela realização do Bembé do Mercado, tradição secular que celebra o fim da escravidão dos negros africanos, considerada o maior candomblé de rua do mundo.
Conforme apurado pela TV Bahia, técnicos da secretaria demoliram a estrutura para cumprir uma determinação judicial. De acordo com a TV Bahia, o texto indicava que a barraca havia sido instalada de forma irregular em uma área pública. Os responsáveis pelo espaço tinham sido notificados em fevereiro do ano passado.
LEIA TAMBÉM
Em nota, a Prefeitura de Santo Amaro reconheceu o erro, já que a árvore não era alvo da notificação, e afirmou que não compactua com nenhum tipo de intolerância religiosa. A gestão municipal ressaltou que apura o caso com rigor para adotar as medidas cabíveis.
por Redação 2JN – tvba
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
O 2 de Julho Noticias é um Jornal Independente, pois não tem apoios Políticos Partidários, de Prefeitura e nem de Comercio, e precisa de seu apoio, caso possa em assinar nosso Livro de Parceiros e Colaboradores.
Sua colaboração é muito importante para nossa continuidade! Chave PIX EMAIL: parceiro@2dejulhonoticias.com.br
LEIA TAMBÉM