Operação de combate a extração ilegal de ouro termina com um preso; grupo é suspeito de ligação com extermínio e extorsão

Dois mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva foram cumpridos nesta segunda-feira (26), na cidade de Nordestina, a cerca de 370 km de Salvador.
0

Uma pessoa foi presa e duas foram alvos de mandados de busca e apreensão por suspeita de extração ilegal de ouro, no município de Nordestina, a cerca de 370 quilômetros de Salvador. A “Operação Lixiviação” foi deflagrada pela Polícia Federal nesta segunda-feira (26).

📱 NOTÍCIAS: entre na comunidade do 2JN no WhatsApp

A ação foi um desdobramento da Operação Garça Dourada, ocorrida no dia 6 de junho de 2023, em que policiais foram alvo de operações contra grupos de extermínio, homicídio, extorsão mediante sequestro e mineração irregular.

A investigação aponta que comerciantes adquiriam o ouro retirado de maneira fraudulenta na região para revender em outros estados, em forma de barra ou transformados em joias.

Os investigados construíram laboratórios nas cidades, onde recebiam e refinavam “rejeitos” de moagens feitas por garimpeiros ilegais, através de processo químico industrial.

LEIA TAMBÉM


Polícia Federal faz operação contra extração ilegal de ouro, grupos de extermínio e extorsão mediante sequestro na Bahia — Foto: Polícia FederalNesta segunda-feira, cerca de 20 policiais federais cumpriram os mandados, todos expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Bahia.

Conforme a investigação, o ouro era extraído por meio do processo de lixiviação, com utilização de grande quantidade de cianeto de sódio, substância altamente tóxica, cuja compra e uso são controlados pelo Ministério do Exército, por causar impacto para a saúde humana e meio ambiente local.

Os suspeitos vão responder pelo crime de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais, uso e armazenamento de substância tóxica, perigosa e nociva e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 29 anos de reclusão.

Em abril deste ano, a PF deflagrou outra operação contra a extração ilegal de ouro nas cidades baianas de Santaluz e Tucano, a cerca de 275 km de Salvador, e no estado de São Paulo.

No “Operação Serra Dourada“, também desdobramento da “Garça Dourada“, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Apelo Urgente do Jornal 2JN – A QUEM POSSA!

O 2JN é um jornal independente para dirimir questões sócio-políticas que abrange o nosso país nesse momento crucial.
Não temos apoios públicos e partidários e por esse motivo as dificuldades financeiras vem tentando nos impedir de continuar.
Como Ajudar? Como Ajudar?

Click em


Crie Sua Loja Virtual Gratuita em Plataforma Weebly em Questão de Minutos




Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

por Redação 2JN

Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb


A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil