A tradicional e bissecular Festa da Nossa Senhora da Boa Morte começa nesta terça-feira (13), em Cachoeira, no recôncavo baiano. A programação do evento, que é patrimônio imaterial do estado desde 2010, segue até sábado (17).
O evento homenageia a Irmandade da Boa Morte, formada por mulheres negras, é uma confraria religiosa afrocatólica brasileira que, por muito tempo, foi responsável pela alforria de inúmeros negros escravizados.
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A festa da Boa Morte acontece sempre em agosto, mês dedicado à Nossa Senhora, reunindo cultura e religião, em manifestações de fé, respeito e solidariedade, para lembrar as lutas e resistência dos povos negros. Todos os anos, os festejos atraem turistas do Brasil e do mundo.
Programação
Festa da Boa Morte, em Cachoeira, na Bahia — Foto: Jomar Lima/Divulgação
- A festividade se inicia nesta terça-feira (13), dia dedicado às irmãs falecidas. Nestes dias as irmãs vestem-se de branco, saem em procissão carregando a imagem postada sobre um andor rumo a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
- Na quarta (14), com a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, as irmãs saem da sede da Irmandade em procissão noturna, carregando velas, entoando cânticos proferidos durante o percurso fazendo menção à dormição de Nossa Senhora.
- Quinta-feira (15) será dedicado a Nossa Senhora da Glória. A procissão sai pela manhã da sede da Irmandade, seguida pelas filarmônicas locais. Levam flores, carregam o andor de Nossa Senhora da Glória até a Igreja Matriz, onde uma missa é celebrada, e quando acontece a transferência dos cargos, com posse da nova comissão de festa.
- A festa de prolonga até o sábado (17), com muito samba de roda e uma farta ceia durante os cinco dias de festa.
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Festa da Boa Morte na Bahia — Foto: Jomar Lima/DivulgaçãoNão há uma data precisa sobre o surgimento da irmandade. Pesquisadores apontam que os primeiros sinais do grupo são de 1810, em Salvador, a partir de mulheres escravizadas oriundas de países africanos.
O grupo, que atuava para alforriar escravos, foi extinto por causa de perseguições, que fizeram com que algumas irmãs fossem para Cachoeira, cidade que, na época, gozava de uma economia pujante. Em 1840, elas retomaram a irmandade no recôncavo.
O nome da irmandade foi escolhido porque quando os negros eram maltratados – o que era comum nos séculos passados, sempre pediam para terem uma boa morte. Muitos pediam a interseção de Maria, para morrerem bem junto a ela.
O grupo já chegou a ter 150 integrantes, com posições passada entre gerações. Apesar do número relativamente expressivo, essas mulheres precisaram lutar para cultuar uma santa católica, sem deixar de lado a ancestralidade do povo preto.
Elas celebravam a santa católica, mas também cultuavam orixás. Nem todos os padres eram generosos e alguns não abriam as portas das igrejas para as irmãs, e não as aceitavam como negras, nem a matriz religiosa que herdaram.
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