A população do México foi às urnas neste domingo (2) e elegeu, pela primeira vez em sua história, uma mulher como presidenta da República: Claudia Sheinbaum. É o que aponta a projeção oficial mexicana e ao menos cinco pesquisas de boca de urna divulgadas por entre 2h e 3h da manhã (horário do Brasil) nesta segunda-feira (3).
De acordo com o Instituto Nacional Eleitoral (INE), Sheinbaum, do Movimento de Regeneração Nacional (MORENA), obteve entre 58,3 e 60,7% dos votos, vencendo sua adversária Xóchitl Gálvez, de direita e filiada ao Partido de Ação Nacional (PAN), que deve registrar entre 26,6% e 28,6%.
📱 NOTÍCIAS: entre na comunidade do 2JN no WhatsApp
Pesquisa boca de urna do instituto Covarrubias e Asociados aponta que Sheinbaum será eleita como presidenta do México com 60,53% dos votos, contra 27,4% de Galvez. Já levantamento do Buendia e Márquez coloca a candidata de esquerda com 61,4% ante 30% da representante da direita mexicana.
A primeira parcial da apuração divulgada pelo Programa de Resultados Eleitorais Preliminares (PREP), por sua vez, também aponta para a vitória de Claudia Sheinbaum: com 27,4% das urnas apuradas, a candidata do MORENA conta com 57,2% dos votos, contra 30% da concorrente filiada ao PAN.
Claudia Sheinbaum (Foto: Divulgação/MORENA)
LEIA TAMBÉM
Mario Delgado, presidente do MORENA, legenda de Sheinbaum, já anunciou a vitória:
“Temos a sorte de viver em um momento estelar da história do nosso país e também para a nossa América Latina e o mundo: Claudia Sheinbaum será a primeira mulher presidenta de nossa história e da América do Norte (…) Hoje a soberania, a independência e a democracia triunfaram. O povo mostrou que não se deixa enganar, nem com campanhas de ódio, nem com mentiras. Teremos uma presidente e é a doutora Claudia Sheinbaum”.
Assista ao discurso:
Hoy ha triunfado la soberanía, la independencia y la democracia. El pueblo ha demostrado que no se deja engañar, ni con campañas de odio ni con mentiras.
Los votos vencieron a los bots. ¡Tendremos presidenta y es la Dra. @Claudiashein! #ClaudiaPrimeraPresidenta… pic.twitter.com/uhggHfBtJz
— Mario Delgado (@mario_delgado) June 3, 2024
Quem é Claudia Sheinbaum
Claudia Sheinbaum é de esquerda e filiada ao Movimento de Regeneração Nacional (MORENA), partido do atual presidente Andrés Manuel López Obrador, conhecido como AMLO, que goza de grande popularidade. Cientista política e engenheira ambiental, Sheinbaum concorre em uma coalizão que conta, além do MORENA, com o Partido do Trabalho (PT) e o Partido Verde Ecologista do México (PVEM).
Ela ganhou notoriedade por ser a primeira mulher e a primeira judia a ocupar o cargo de prefeita da Cidade do México em 2018. Tem uma longa história de atuação em níveis regionais e nacionais. Começou sua carreira política em 2000, quando foi nomeada Secretária do Meio Ambiente do Distrito Federal pelo seu padrinho político, AMLO, quando este governou a capital mexicana.
Seu principal foco como prefeita da Cidade do México foi a implementação de políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável, incluindo a expansão da coleta de água de chuva, a reforma do gerenciamento de resíduos e o início de um programa de reflorestamento.
Em 2023, ela anunciou que deixaria o cargo de prefeita para concorrer às eleições presidenciais de 2024, tornando-se a candidata oficial do partido MORENA. A carreira de Sheinbaum é marcada por suas posições progressistas e ambientalistas e é declaradamente uma crítica do modelo econômico neoliberal.
Apelo Urgente do Jornal 2JN – A QUEM POSSA!
O 2JN é um jornal independente para dirimir questões sócio-políticas que abrange o nosso país nesse momento crucial.
Não temos apoios públicos e partidários e por esse motivo as dificuldades financeiras vem tentando nos impedir de continuar.
Como Ajudar? Como Ajudar?
Click em
Crie Sua Loja Virtual Gratuita em Plataforma Weebly em Questão de Minutos
por Redação 2JN
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil