Morre aos 104 anos a ceramista e sambadeira Dona Cadu

Moradora de Maragogipe, no recôncavo da Bahia, ceramista, de renome internacional, fazia panelas, pratos e outros utensílios artesanais com barro, no distrito de Coqueiros.
0

Morreu nesta terça-feira (21), aos 104 anos, Ricardina Pereira da Silva, popularmente conhecida como “Dona Cadu”, a mais antiga ceramista em atividade no Brasil. Moradora de Maragogipe, no recôncavo da Bahia, ela fazia panelas, pratos e outros utensílios artesanais com barro, no distrito de Coqueiros.

📱 NOTÍCIAS: entre na comunidade do 2JN no WhatsApp

Além de ser uma ceramista conhecida no mundo, Dona Cadu foi uma líder comunitária, guardiã de saberes ancestrais, memória viva de confluências afro-indígenas e sambadeira.

Dona Cadu nasceu em 14 de abril de 1920, na cidade de São Félix, que também fica no recôncavo baiano. A causa da morte não foi revelada pela família dela.


Morre aos 104 anos a ceremista Dona Cadu — Foto: Divulgação

Em 2020, Dona Cadu foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e em 2021 pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Estes títulos são conferidos a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, que se destacaram pelo saber e/ou pela atuação em prol das ciências, artes, filosofia, letras, culturas, e pelo desenvolvimento e entendimento dos povos, cuja contribuição tenha sido de alta relevância para o país ou para a humanidade.

LEIA TAMBÉM


Dona Cadu foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela UFRB e UFBA. — Foto: Divulgação/UFRBNo Memorial Valorativo,

Dona Cadu é identificada como “Tesouro Humano Vivo” nos termos propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), enquanto uma das mais significativas personalidades difusoras da tradição oral, poética e performática de tradições do recôncavo baiano.Em nota, a UFRB manifestou profundo pesar pelo falecimento da mestra da cultura popular.

“A sua trajetória é definida por um reconhecimento de singularidade por suas atividades de ceramista, de sambadeira e de rezadeira, sendo uma grande referência da cultura do recôncavo da Bahia de ancestralidade africana e indígena”, disse no documento.

A morte de Dona Cadu também foi lamentada pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), que revelou que a ceramista participou da abertura do seminário “O Museu que Udo Knoff pensou: 30 anos do museu de azulejaria e cerâmica da Bahia”, na quarta-feira (15), no Museu de Arte da Bahia (MAB), onde foi homenageada.

Ainda segundo a Secult-BA, no início de 2024, Dona Cadu ganhou o prêmio “Preservar: Culturas, Identidades e Saberes Ancestrais”, edital integrante da Paulo Gustavo Bahia, que reconheceu personalidades e iniciativas que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do estado.

“A Secult-BA manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos e admiradores da querida mestra da cultura popular, Dona Cadu”, lamentou.

A Coordenação de Fomento ao Artesanato (Setre) também manifestou o mais profundo pesar pela morte de Dona Cadu.

A Setre se recordou que ao ser homenageada na Expo Casa do Artesanato da Bahia, em agosto de 2023, a centenária mestra artesã afirmou que não pensava em parar de produzir suas famosas panelas de cerâmica.

“Parar de trabalhar para que? Hoje mesmo, antes de vir para Salvador, fiz algumas peças”, disse orgulhosa.
No mesmo ano, durante o Festival da Cerâmica Maragogipinho, realizado em novembro, Dona Cadu foi uma das certificadas com o Prêmio Mestras e Mestres da Cerâmica pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

“Permanece a memória o seu legado, como mestra artesã da cerâmica, como sambadeira, e toda a sua contribuição para a comunidade de Coqueiros e a cultura baiana”, homenageou a Coordenação de Fomento ao Artesanato.

Veja abaixo a íntegra do comunicado da família de Dona Cadu:

“Com imensa dor e pesar, comunicamos o falecimento da querida Dona Cadu, que partiu nesta madrugada, deixando um vazio imenso em nosso corações. Dona Cadu era uma mulher amável, com coração gigante, bondosa, alegre e amável. Sua presença sempre alegrava o ambiente e ela deixará saudades eternas em todos que a conheceram. Ainda não temos detalhes sobre o funeral e velório. Assim que as informações forem definidas, comunicaremos a todos. Agradecemos as orações e o apoio neste momento difícil”.


Crie Sua Loja Virtual Gratuita Em Questão De Minutos por R$ GRATIS
Crie Sua Loja Virtual Gratuita em Plataforma Weebly em Questão de Minutos




Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

por Redação 2JN – g1ba

Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb


Hospedagem Web Ilimitada A Partir De 12/Mês
A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil