ÁUDIOS: Bolsonaristas se organizam para “dar tiro em esquerdistas” no Vale do Paraíba

Deputado Emidio de Souza (PT) entra com ação no MP para investigar extremistas de São José dos Campos por atacarem equipe de jornal e planejarem assassinatos
1

O deputado estadual Emidio de Souza (PT-SP) protocolou junto ao Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público de São Paulo (MP-SP), nesta quarta-feira (19), representações em que solicita abertura de investigação contra radicais bolsonaristas e neonazistas de São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), após ataque contra equipe de imprensa e planejamento de assassinatos.

No dia 9 de julho, um domingo, bolsonaristas que realizavam uma manifestação “para combater o comunismo e a ditadura”, no centro do município, agrediram, ameaçaram e perseguiram uma equipe de reportagem do jornal O Vale dentro do Parque Vicentina Aranha.

Uma semana depois, no último domingo (16), o jornal O Vale obteve áudios de conversas de bolsonaristas gravadas durante a manifestação em questão. Nos diálogos, os extremistas se organizam para assassinar “esquerdistas”.

A conversa começa com um homem falando que seria capaz de matar o próprio irmão para combater o “comunismo”. “Você quer saber, cara? Já falei pro meu pai e pra minha mãe, eu não tenho medo não, dou até um tiro no meu irmão se for preciso”, dispara o bolsonarista.

Na sequência, surge uma mulher que pede assinaturas em uma petição pelo voto impresso para ser enviada ao Congresso Nacional, mas um dos presentes sugere violência.

“Não vai dar nada. Eu só vou mudar meus meios. Não existe mais meio pacífico. Se tiver que dar um tiro num esquerdista no meio da noite eu vou dar”, afirma o bolsonarista, que é endossado por outro. “Chama eu”, diz.

LEIA TAMBÉM

Depois, os extremistas passam a esboçar como seria um eventual ataque a tiros contra pessoas de esquerda. “Se cada um de nós desse um tiro em um [‘esquerdista’], acaba”, declara um. “Você vai querer aderir?”, questiona ainda. Outro bolsonarista, então, responde: “Eu tô estudando outras formas de fazer a coisa. Só papelzinho, na verdade o que está acontecendo, nós só tá se expondo, a gente se expôs e os esquerdistas”.

Ouça os áudios

Neonazismo e outros ataques na região
Nas representações encaminhadas ao MPF e MP-SP, o deputado Emidio de Souza destaca que o ataque à imprensa “representa um grave atentado contra a democracia e não pode ser tolerado. Violência, discurso de ódio, fascismo e autoritarismo não se normaliza, se combate”.

O parlamentar relembra, ainda, dos ataques feitos por bolsonaristas contra jornalistas da TV Aparecida em outubro de 2022, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que também fica no Vale do Paraíba, e chama a atenção para o fato de que a região concentra o maior número de células neonazistas identificadas pela antropóloga Adriana Dias, uma das maiores especialistas em grupos extremistas e que faleceu em janeiro deste ano.

“Essas organizações com a intenção de promover atos de violência, não se limitam aos jornalistas, mas também a intelectuais, agentes políticos e todos os demais cidadãos, na tentativa de silenciar aqueles que se oponham aos seus ideais autoritários e a sua pregação de eliminação do estado democrático de direito. É preocupante e cristalina a formação de grupos organizados discutindo e cometendo pautas criminosas”, diz Emidio.

O petista solicita que o MPF e MP-SP tomem medidas necessárias para combater essas ações criminosas e que os grupos identificados sejam responsabilizados.

“Esses movimentos ultrapassam o limite do razoável e situações como a ocorrida no último dia 09, deixaram de serem casos isolados, ameaçando, inclusive, toda a sociedade, que é privada ao acesso a informação por diversas fontes de comunicação. Valioso ressaltar, que o áudio gravado pela imprensa deixa claro que o grupo pensa e fala em homicídios”, emenda o deputado estadual, citando o artigo 121 do Código Penal.



Crie Sua Loja Virtual Gratuita Em Questão De Minutos por R$ GRATIS Crie Sua Loja Virtual Gratuita em Plataforma Weebly em Questão de Minutos




Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

por Redação 2JN – revista forum

Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb



Hospedagem Web Ilimitada A Partir De 12/Mês

A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil