O deputado Emerson Penalva (PDT) encaminhou indicação ao governador Jerônimo Rodrigues pedindo melhoria na mobilidade urbana em Camaçari, com a extensão do metrô da estação de Águas Claras até o entroncamento do município, a ampliação do transporte intermunicipal na região e o estímulo à utilização multimodal de veículos.
No documento encaminhado através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar diz que é “imprescindível melhorar a mobilidade urbana nessa área de significativo contingente populacional e intenso fluxo viário”. Segundo ele, o transporte intermunicipal não consegue mais atender a quantidade de usuários dependentes desse meio de locomoção. Os horários desse transporte, segundo o deputado, também não são bem distribuídos e dificultam o processo de mobilidade.
De acordo com o deputado Penalva, Camaçari, apesar de sediar um polo industrial, carece de modais de transporte que garantam as condições de mobilidade urbana viável e segura para a população local e também ao relevante fluxo de pessoas que passam pelo município.
“A extensão do metrô da estação de Águas Claras até o entroncamento de Camaçari (trecho com cerca de 31 km de percurso), beneficiará a população camaçariense, além de proporcionar benefícios também aos municípios de Simões Filho, Dias d’Ávila, Mata de São João, Pojuca, totalizando mais de 700 mil habitantes naquela região”, explica o legislador.
Penalva diz que as medidas por ele indicadas transformarão a realidade da mobilidade urbana na região, especialmente no transporte público, que tanto vem sofrendo com a ineficiência do modelo atual. Por fim, ele argumenta que Camaçari é um dos municípios da região onde há maior trânsito diário de profissionais com a capital, seja pela proximidade geográfica ou pelo município possuir o maior número de empresas do estado. Com a reativação do polo automotivo, segundo ele, “há tendência de crescimento no número de empresas e, consequentemente, de pessoas indo e vindo ao município trabalhar, além do expressivo número de camaçarienses que se deslocam a Salvador para também trabalhar”.
por Redação 2JN – informe baiano
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
RECOMENDADOS PRA VOCÊ