O Dia do Trabalhador, lembrado neste domingo, 1º, foi marcado por atos e manifestações no Farol da Barra em Salvador, além de cidades do interior.
Na capital, militantes, trabalhadores e lideranças políticas endossaram a manifestação organizada pelo PT e por centrais sindicais, como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Bahia), UGB (União Geral dos Trabalhadores), Força Sindical e Nova Central.
Secretária de Movimentos Populares do PT Bahia, Luciene Santana citou a situação atual do trabalhador brasileiro e a reforma trabalhista, iniciada no governo Temer e continuada no governo Bolsonaro.
“O golpe que foi sofrido pela presidenta Dilma não foi só um golpe sofrido por ela, mas por toda classe trabalhadora que vinha construindo, trilhando um caminho de avanço de direitos, de perspectiva no Brasil e que, com o golpe, essa classe trabalhadora foi golpeada com a derrocada a partir da perda de direitos”, disse.
“Aumentou o desemprego no Brasil, houve arrocho do salário mínimo, que hoje em dia não tem sido o suficiente para manutenção dos gastos das famílias com a carestia, o preço dos alimentos”, continuou Luciene.
Maria Madalena Oliveira Firmo, presidente da Central Única dos Trabalhadores lamentou o número de desempregados no país e garantiu que a que a CUT seguirá atuando em defesa classe e para a geração de emprego.
“Queremos mudar a situação do nosso país, não dá para ver tanta gente desempregada e passando fome, não dá para ver tantas jovens sem emprego. Precisamos, sim, dá oportunidade para todas essas pessoas”.
Pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues afirmou que os direitos dos trabalhadores foram destruídos, de forma sistemática, pelo atual governo federal.
Nas redes sociais ele afirmou que confia na vitória de Lula nas eleições desde ano e defendeu que o projeto de estado alinhado ao federal, “devolverá a esperança, comida na mesa e dignidade às pessoas”.
“Que este 1º de maio siga marcado por lutas e pela certeza de que, com Lula, dias melhores virão”, disse.
Entre as personalidades políticas presentes na manifestação estavam as vereadoras Maria Marighella e Marta Rodrigues, ambas do PT, e as deputadas federais Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Matta (PSB-BA).
Diretor da CUT na Bahia, Valdemir Medeiros afirmou que não havia o que comemorar neste dia.
“Não há como seguirmos com essa política de extinção dos empregos formais. Isso não gera mais ocupações e está mais que comprovado que a Reforma Trabalhista foi uma grande fraude. Prometeram milhões de vagas e entregaram miséria, fome e pessoas desalentadas, que sequer estão procurando emprego”, disse.
Crie Sua Loja Virtual Gratuita Em Questão De Minutos por R$ GRATIS
Crie Sua Loja Virtual Gratuita em Plataforma Weebly em Questão de Minutos
por Redação 2JN
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
RECOMENDADOS PRA VOCÊ